Com o slogan, Quem cuida da mente, cuida da vida,
campanha vem ganhando espaço
Em 2014, inspirado pela Campanha Outubro Rosa, um grupo de
psicólogos de Uberlândia (MG) teve uma ideia que, desde então, vem ganhando imensa proporção, através das redes sociais e outras mídias, em nome da promoção de mais saúde mental nas vidas das pessoas.
“Escolhemos o mês de janeiro para mobilização pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas à pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos; e, a cor branca, porque também simbolicamente queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”, pontua o psicólogo Leonardo Abrahão.
E, assim, nasceu a Campanha Janeiro Branco, totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental, em parceria com todos os demais profissionais da saúde.
As ações são realizadas de forma itinerante, sendo em cada região, um grupo responsável. Em Itaquera, a psicóloga Shirley Costa tomou conhecimento e abraçou a causa agregando, ao longo de dois meses, vários profissionais e parceiros em prol de levar à comunidade local, a importância sobre a saúde mental.
“Conheci a campanha através de um workshop onde o Leonardo estava presente e o chamei para conversar e entender melhor. Automaticamente me encantei e resolvi abraçar a causa. Desde então venho agregando pessoas com o mesmo foco e propósito, e com isso contribuindo com a sociedade de modo a conscientizar a população sobre a importância do bem-estar psicológico”, explica Shirley.
Leonardo Abrahão esteve recentemente em Itaquera, no Espaço Terapêutico Renova Ação da Psique, explanando para o grupo de ação local sobre a temática da campanha. Na ocasião, Abrahão, juntamente com a psicóloga Shirley, apresentou para a equipe assuntos relacionados à propagação da campanha na região e estratégias para as próximas ações.
“Em Itaquera já foram realizadas ações no Parque do Carmo e Estação Dom Bosco, e estamos ampliando para dentro de empresas, entidades e outros pontos onde temos portas abertas. Nossa equipe está ficando cada vez mais sólida e já estamos ampliando essa propagação para outros bairros onde ainda não tem um polo da campanha”, completou Shirley.
Como principal objetivo, a Campanha Janeiro Branco visa fazer do mês de janeiro o marco estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições. E assim como já ocorreu em alguns Estados, virar lei.
SERVIÇO
Se você quer saber mais sobre a Campanha Janeiro Branco e contribuir auxiliando na sua propagação, acesse o site www.janeirobranco.com.br ou entre em contato nas redes sociais com o grupo de Itaquera, através da página facebook.com/janeirobrancoitaquera/. Faça parte dessa rede do bem!
Discusão sobre post