A verticalização do bairro mostra o crescimento da região e ao mesmo tempo pede mais atenção da Prefeitura, por conta do aumento de moradores
A moradora de Itaquera, Flavia Vieira, quer saber como a Subprefeitura Itaquera está se preparando para atender a demanda dos novos moradores, em razão da sua verticalização.
Ela mesma investiu em um novo apartamento na região por apostar no bairro, morar perto de uma estação de metrô e gostar do comércio local.
Ela citou a necessidade de se melhorar a segurança no trânsito na Rua Fontoura Xaviar e instalar novos semáfaros. E a baixa iluminação das ruas também foi reportada pela moradora.
“Isso é assunto de segurança. Aliás as rondas policiais poderiam ser aumentadas na região”, observou.
CRÍTICAS CONSTRUTIVAS
De acordo com Flávia, o crescimento populacional está previsto em mais de 2.700 pessoas até o final de 2019. Isso apenas com a construção de prédios na Vila Carmosina, Rua Paes Landim, Rua Fontoura Xavier e Lagoa do Campello.
“Na Rua Fontura Xavier só passam duas linhas de ônibus. Uma de manhã entra na Rua Fontoura Xaviar e desce a Rua Senador Georgino Avelino, mas só até mais ou menos 8 horas da manhã, para levar as pessoas até o metrô. Além disso, a linha não comporta mais o número de passageiros. A outra linha é o Terminal Vila Carrão, que sai de perto do Hospital Planalto. Ou seja, se o transporte já não atende direito hoje, imagina quando aumentar a demanda.”
Os atendimentos nas áreas da Saúde e Educação também foram questionados.
Por estas e outras preocupações, Flavia chegou a enviar um e-mail para a Subprefeitura Itaquera. “Como a Prefeitura está planejando este crescimento? Também queremos orientações quanto à coleta seletiva, entre outras pontuações. Mas até o momento não tive nenhuma resposta.”
O OUTRO LADO
Em nota a Subprefeitura Itaquera respondeu o seguinte: “Os novos empreendimentos imobiliários refletem a evolução do bairro nos últimos anos. A Subprefeitura Itaquera está atenta e vem buscando realizar um trabalho em conjunto com a CET, SPTrans, Ilume, Amlurb, Eletropaulo e demais órgãos. A cidade de São Paulo é enorme e tem muitos problemas, mas estamos com nossas equipes nas ruas para atender as demandas da nossa área com a maior agilidade possível. Também estamos trabalhando para ampliar nossas parcerias com as entidades da região e para trazer mais recursos para Itaquera.”
Quanto à coleta seletiva, a assessoria explicou que o serviço está presente nos 96 distritos da cidade, cobrindo cerca de 70% das vias. E que os moradores da região de Itaquera podem consultar o horário da coleta no site da Ecourbis: http://www.ecourbis.com.br/ecoleta.aspx. “Para as regiões que não possuem coleta seletiva, os munícipes podem descartar seus resíduos nos cerca de 1.500 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela cidade. Para descarte de pequenos volumes de entulho, consulte os Ecopontos da região em https://bit.ly/2PhHdPu.”
CANAL DE SOLICITAÇÕES
Os munícipes podem registrar as suas solicitações através do telefone 156, do Aplicativo SP156, no portal (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos) ou na Praça de Atendimento da Regional, na Rua Augusto Carlos Bauman, 851. A assessoria salientou ainda que o chefe de gabinete e o prefeito regional também atendem os munícipes no gabinete. Para tanto é necessário agendar a visita. Os telefones são: 2944-6555, 2944-8626, 2944-2944, 2944-9156, 2944-2079 e 2984-1158. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, 8 às 17 horas. E-mail: itaqueragabinete@prefeitura.sp.gov.br.
Discusão sobre post