Em dois grandes painéis na área externa da Estação Vila Prudente do Metrô, “São Paulo: O cúmulo do Samba” o artista Átila Fragozo, do “Paulestinos”, criou imagens a partir de uma pesquisa do sociólogo, escritor e sambista, Tadeu Kaçula. A obra foi elaborada exclusivamente para o MAR – Museu de Arte de Rua de São Paulo.
O “Paulestinos” (@paulestinos) é formado por Átila Fragozo e Renoir Santos, artistas que resolveram unir poesia visual e linguajar pop com a cidade e seus cidadãos. São pioneiros do “lambe-lambe digital” – colagem de cartazes com recursos de realidade aumentada -, adotando uma técnica contemporânea com papel e cola e a construção digital das imagens dispostas em muros em grandes formatos. Já realizaram trabalhos no Sesc, Sesi, Museu do Ipiranga, Festival Direitos Humanos, Caixa Cultural, Memorial da América Latina, Instituto Goethe, entre outros. Sua proposta artística é discutir o pertencimento social, por meio da valorização de ícones da história e da cultura. O trabalho deles está sendo divulgado no site do Metrô, pela “Linha da Cultura” (https://bit.ly/3IFLMOE).
PÍLULAS POÉTICAS
No mesmo espaço, Aline Barbosa Petelin apresenta o “Pílulas poéticas”. O projeto é composto por pequenos áudios e vídeos com leituras de poemas diversos e em língua portuguesa.
Segundo Aline, a ideia surgiu logo no começo da pandemia (março 2020) quando ela se viu em casa sem poder fazer o que mais gostava em seu trabalho: ler com e para as pessoas. Foi a partir daí que ela começou a escolher poesias para ler, gravar e encaminhar a alguns amigos. Os colegas foram passando para outros e, a partir daí, resolveu transformar em podcast para atingir mais pessoas. Os vídeos podem ser acessados pelo link: https://bit.ly/3FXbZGJ. Os poemas também podem ser ouvidos no Spotify.
LINHA DA CULTURA
A “Linha da Cultura”, vinculada à Comunicação e Marketing do Metrô, é o programa de arte e cultura que promove as atividades culturais que acontecem nas estações, nas redes sociais e no canal do Youtube do Metrô. A premissa do portal é oferecer aos passageiros atividades e propostas artístico-culturais que criem um novo significado à viagem e ao transporte durante o cotidiano.
Em atividade desde 1986, o programa já promoveu aproximadamente 10 mil atividades culturais, como exposições, apresentações musicais, teatro, cinema e atividades literárias, além de parcerias com instituições culturais que apresentam seus acervos.
Discusão sobre post