Postura errada no trabalho, movimentos repetitivos, sobrecarga de materiais, dor nas costas, vida sedentária e falta de atividade física. Pessoas que se encaixam nesses quesitos fazem parte dos milhões de brasileiros que sofrem de doenças osteomusculares como lombalgia, hérnia de disco, tendinite e osteoartrose de joelho, além de problemas nos ombros e cotovelos.
Segundo o ortopedista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Antonio Hideo, é comum o trabalhador da construção civil adotar posturas erradas, como manter a perna estendida ao se abaixar para pegar peso – quando deveria estar flexionada, ou inclinar o tronco de maneira errada, prejudicando a coluna. “A falta de atividade física e a vida sedentária também são fatores que prejudicam a saúde dos trabalhadores”, afirma o especialista.
A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao longo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a mesma função, em decorrência, por exemplo, de déficit motor. Por este motivo, a prática da atividade física é importante para evitar doenças e melhorar o rendimento e a produtividade do trabalhador.
“A ergonomia no trabalho e a ginástica laboral oferecem muitos benefícios aos trabalhadores. Para evitar danos à saúde, o ideal é que os trabalhadores façam alongamentos, fortalecimentos musculares e recebam orientação postural”, diz Elaine de Almeida Medeiros, fisioterapeuta do Seconci-SP.
DICAS PARA OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO
– servente de pedreiro: não carregue peso excessivo para não forçar a coluna; para erguer e descarregar materiais pesados, não se curve, dobre os joelhos e mantenha a coluna ereta; peça ajuda a um colega se necessário;
– pedreiro: faça pausas regulares de 15 minutos e alongamentos;
– assentador de piso: use protetor para amortecer o impacto no joelho. Evite ficar muito tempo na mesma posição;
– carpinteiro: para evitar tendinite no ombro e cotovelo, faça pausas e alongamento por conta do movimento repetitivo constante. Cuidado ao pegar peso para não forçar a coluna;
– armador (responsável pela ferragem da laje): cuidado com a postura. Faça intervalos de 15 minutos;
– mestre de obras: para evitar lesões no joelho de tanto subir e descer escadas, planeje o trabalho para deslocar-se menos.
Discusão sobre post