Avenida Jacu- Pêssego sentido São Mateus
As obras do corredor de ônibus BRT Metropolitano Perimetral Leste/Jacu-Pêssego não começaram e, pelo visto, estão bem longe de saírem do papel. Na tentativa de pressionar a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Governo do Estado e Prefeitura, uma audiência foi realizada recentemente para mostrar a importância deste corredor de ônibus para a região leste.
Quando estiver totalmente implantado, o BRT terá integração nos terminais metropolitanos Cecap (Guarulhos) e Terminal São Mateus. No site da EMTU, consta a informação de que o projeto funcional para o trecho que ligará a Avenida Jacu-Pêssego até a Rodovia Ayrton Senna, limite entre os municípios, já foi concluído.
ENTENDA MAIS
Em fevereiro de 2016, a EMTU chegou a relatar que o projeto básico, os estudos para os licenciamentos ambientais e as desapropriações (contratados em 2013) estavam sendo finalizados. A empresa, inclusive, afirmou que estava providenciando a contratação do projeto executivo e seguia com os processos para obter a Licença de Instalação – LI, junto à Cetesb.
A Licença Prévia para o Trecho 2, de 14,4 km, do BRT Metropolitano Perimetral Leste/Jacu-Pêssego foi emitida pela Cetesb e a publicação do edital de contratação de obras aguardava provisionamento de recursos, assim como as desapropriações previstas para o empreendimento.
Quanto ao projeto básico, ainda conforme o órgão, para o Trecho 1, que inclui a ampliação do Terminal Metropolitano Cecap e mais a construção de viário de 1,9 km, desde a Avenida Santos Dumont, em Guarulhos, até a divisa com São Paulo, que o mesmo estava em elaboração. Para o Trecho 3, a EMTU disse ter concluído o projeto funcional de remodelação do Terminal Metropolitano São Mateus para integrá-lo, futuramente, ao monotrilho da Linha – 15 Prata do Metrô. Já quanto à construção dos 4,6 km de viário ao longo da Avenida Ragueb Chohfi, a mesma será de responsabilidade da SPTrans.
NO GERAL
O Trecho 2, que seguirá ao longo da Jacu-Pêssego, no limite entre os municípios de Guarulhos e São Paulo, foi priorizado para o desenvolvimento dos projetos e obras, devido à demanda. Foram projetadas 15 estações de embarque e desembarque, oito passarelas e a Estação de Transferência Dom Bosco, onde haverá integração com os trens da CPTM.
Devem passar pela avenida 171 ônibus articulados para atender cerca de 175 mil passageiros por dia. O projeto prevê três níveis de transporte: com paradas, semi-expresso e expresso. Há previsão de 25 estações e dois terminais, faixas exclusivas e baias de ultrapassagem.
Nos pontos de parada ainda estão previstas passarelas ou faixas semaforizadas, bem como elevadores e escadas rolantes. Vale lembrar que a previsão de início desta obra era para o ano de 2014, com previsão de término para 2015.
O presidente das Entidades CDLI e NDI, Dr. Roberto Manna, esteve em reunião na EMTU, onde com exclusividade, recebeu a notícia que está prevista para agosto a publicação do edital executivo da obra, com previsão para o segundo semestre de 2018.
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