A Prefeitura, por meio da Subprefeitura São Miguel Paulista e da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, traçou um cronograma de ações integradas no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti para eliminação das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além da leptospirose na região.
“Estamos focados no combate ao novo Coronavírus sem perder a atenção aos demais problemas de saúde que afetam a nossa população, como a dengue, a chikungunya e a leptospirose. Reduzir a incidência dessas doenças também diminui a pressão na rede de atendimento à saúde nesse momento crítico de combate à Covid-19”, destacou o subprefeito de São Miguel Paulista, Décio Matos.
ZELADORIA SANITÁRIA
Todos os córregos no perímetro da Subprefeitura São Miguel Paulista serão contemplados nesta operação com intervenções de zeladorias sanitárias, reduzindo a proliferação das doenças.
O trabalho foi iniciado no córrego da Rua Serra do Apodi e seguirá nos córregos Lajeado, Itaquera I e da Rua Serra da Moeda, na primeira etapa.
A subprefeitura também intensificou as ações de desobstrução e limpeza dos córregos e bueiros (tanto manual quanto mecanizada) nas áreas de risco. “Nesta etapa é necessário manter os bueiros limpos e secos para aumentar a eficácia da dedetização que será realizada pelas equipes ambientais da Coordenadoria Regional de Saúde Leste”.
OUTRAS AÇÕES
Também serão realizadas outras ações preventivas de educação da saúde ambiental, orientando os moradores do entorno destes córregos sobre os cuidados necessários para evitar a multiplicação dos vetores que propagam as doenças, como ratos e o mosquito Aedes aegypti.
A região já conta com mais de 190 pontos estratégicos identificados. Os locais são visitados com frequência e tratados com larvicidas biológicos. A partir destas ações sincronizadas, com as áreas já mapeadas, será possível uma maior eficiência na ação, evitando também o aumento no número de doentes que dependem do atendimento médico/hospitalar nesse período de pandemia.
Discusão sobre post