A equipe do Aquário de São Paulo já está pronta para receber a garotada e toda a família durante as férias de janeiro. Com uma estrutura de 15 mil metros quadrados, o espaço é o abrigo de cerca de 3.500 animais de 250 espécies do Brasil e de outros países, e por ser coberto garante a diversão mesmo em dias de chuvas.
O passeio pelo Aquário é dividido por setores. O visitante começa uma aventura de conhecimento e de conscientização sobre a preservação de espécies na área de água doce, onde ficam animais de rios, lagos e cachoeiras, e a ambientação remete às florestas nacionais. Ali, tem a oportunidade de ver o jacaré albino — único em exposição no mundo —, serpentes, jacarés do Pantanal e peixes ameaçados de extinção, como a Piracanjuba.
OCEANÁRIO
Na sequência, o setor marinho abriga o chamado Oceanário, com um tanque de 1 milhão de litros de água, que apresenta uma visão 180 graus de peixes mero, arraias e tubarões das espécies mangona e lixa. Estes chegaram ao Aquário por meio de uma apreensão do IBAMA em uma antiga exposição itinerante, onde os tubarões ficavam expostos ao público até em shoppings.
Pinguins-de-Magalhães, macacos bugios, lontras, bicho-preguiça e tamanduás mirins também fazem parte do espaço. No setor dos mamíferos aquáticos, o grande destaque é o peixe-boi amazônico, porta-voz da causa voltada à preservação de sua espécie. Em seguida, as focas Ema, Deco, Lily e Vitu encantam o público em um ambiente temático de navio pirata.
PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE
Em 2015, o Aquário ampliou a viagem pelo mundo: o visitante passou a conhecer animais da África, da Indonésia e da Austrália: suricatos, lêmures, pítons, morcegos, cangurus, wombats e coalas fazem parte desse roteiro. Mais adiante, um lobo-marinho e o casal de ursos polares Aurora e Peregrino fecham o passeio pelo local.
Os ursos fazem parte de um projeto de pesquisa voltado à reprodução e preservação da espécie, e foram recebidos do zoológico de Kazan, na Rússia, com um ambiente preparado em climatização e espaço. Só para eles são 1,5 mil metros quadrados, numa área com temperatura entre 15°C negativos e 5°C negativos e um milhão de litros de água.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Em todos os setores, o visitante pode saber mais sobre os animais por meio de banners e telas de computador expostas ao lado de cada espécie, com curiosidades da espécie, informações sobre alimentação, hábitos e preservação. Cada espaço também conta com educadores ambientais, que estão sempre prontos a tirar dúvidas e dar informações.
SEREIAS
O Aquário de São Paulo tem ainda a atração “Mergulho das Sereias”, onde é possível interagir e tirar fotos com as profissionais, que acenam e fazem cambalhotas.
Ao entrar, o visitante recebe uma espécie de óculos espelhado, para que observe melhor os detalhes da decoração especial. O “guardião das sereias” — um ator caracterizado como tal — conduz o passeio, enquanto conta uma boa história sobre elas e sobre os animais que vivem no fundo do mar. Em seguida, as crianças e adultos podem interagir e tirar fotos com as sereias — enquanto uma fica fora para conversar e recepcionar o público numa concha giratória, a outra nada.
Para ver as sereias, o visitante deve adquirir um ingresso adicional no valor de R$ 20,00 por pessoa — a partir de 2 anos.
SOBRE O AQUÁRIO
Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo (ASP) é referência em cuidado e bem-estar animal. Os espaços contam com banners e telas de computador com curiosidades de cada espécie; educadores ambientais do Aquário estão sempre prontos para tirar dúvidas e dar informações.
Ele está localizado na Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga. Mais informações no telefone: 2273-5500. seu funcionamento acontece de segunda a domingo, das 9 às 17 horas.
Discusão sobre post