Devido às restrições da pandemia, 2020 e 2021 foram anos críticos, mas o Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina conseguiu manter os estoques. Em termos de comparação, em 2019 o hospital tinha uma média de 2.700 doadores por mês.
Em 2020 e 2021, a média caiu para 2.200 doadores por mês. Já em 2022, a casa terminou o ano com média de quase 2.400 doadores por mês, ainda não recuperando os valores de 2019, mas com um retorno das doações ao valores pré-pandemia.
No período de Carnaval, há uma redução de 40 a 50% na doação. No entanto, são poucos dias, e, nos dias posteriores ao Carnaval, o hospital incentiva a doação, realizando a convocação e o agendamento.
É também divulgado sobre doar sangue antes de ingerir bebidas alcoólicas; se ingerir, aguardar 12 horas antes de doar sangue, procurar descansar antes e depois de doar.
Este ano o Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde funcionará em horário normal na segunda-feira (20 de fevereiro, das 7 às 16 horas) e fechará na terça (21 de fevereiro). A campanha de doação de sangue é voltada para a sensibilização da comunidade sobre a importância do banco de sangue no sistema de saúde.
QUEM SE BENEFICIA
A doação de sangue colabora com os pacientes que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. “Também é indispensável para os pacientes com doenças crônicas graves como doenças falciformes e talassemia, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades”, diz Solivanda Trindade Alves, Médica Supervisora do Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde.
HEMOCOMPONENTES
Atualmente o Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde recebe 150 doadores por dia, realiza mensalmente de 2.500 a 3.500 transfusões por mês e outros hemocomponentes (hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado, etc). Além da unidade hospitalar Itaquera, atende mais quatro instituições com os hemocomponentes.
O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 16 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas (com agendamento prévio) via telefone: (11) 2523-0546. Para saber como fazer a sua doação, acesse o site https://santamarcelina.org/banco-de-doacao-de-sangue/
Este ano, devido ao ferido de Carnaval, o posto permanecerá fechado nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Discusão sobre post