GCM tem frota modernizada e secretaria anuncia mais guardas

A CET também recebeu 64 novos veículos modelo Saveiro e HB20 para compor a frota

A GCM recebeu, na última segunda-feira, dia 27, 271 viaturas como parte da renovação da frota. Além disso, a Prefeitura entregou mais 64 veículos que passam a compor as equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em campo no atendimento de ocorrências. No mesmo dia, o prefeito Ricardo Nunes autorizou a contratação de 500 novos guardas civis metropolitanos, além dos mil que já estão em treinamento.
A iniciativa visa modernizar a frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecendo mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada e toda a frota será substituída. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados.
Os veículos serão distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos 5 Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (Iamo), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (Iope).
Recentemente, a Prefeitura também adquiriu mais 110 motos para a corporação. Atualmente, as motos estão em processo de emplacamento e serão entregues este mês.
VEÍCULOS PARA A CET
A CET recebeu 64 novos veículos modelo Saveiro e HB20, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes em campo no atendimento às ocorrências como socorro a veículos quebrados e/ou acidentados, remoção de carga na pista, ativação de faixas reversíveis, entre outras atividades operacionais rotineiras. Durante a cerimônia, o prefeito também lembrou que fará a contratação de 200 agentes e 54 engenheiros para o órgão.
Os novos veículos se somam às 83 picapes, modelo Ranger, que foram entregues em outubro de 2022. Atualmente, a Companhia conta com uma frota de aproximadamente mil veículos leves (motocicletas, utilitários, vans) e pesados (caminhões, guinchos, bobcats). A frota atual conta com viaturas próprias e alugadas.
Assim como as picapes, os novos veículos receberam adesivos com mensagens de conscientização sobre a importância da educação e o respeito no trânsito, como por exemplo, “sempre use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro”, “motocilista: utilize sempre o capacete”, “não faça do seu veículo uma arma”, “respeite a vida”, entre outras.
A entrega dos 64 novos veículos faz parte do aditamento do contrato de locação vigente, resultante de licitação pública. Os novos carros são dotados de computador de bordo, rastreadores e motorização moderna, além de dispositivo que diminui a emissão de gases poluentes.

Sair da versão mobile