A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira (26/10) a primeira edição do Prêmio Anísio Teixeira de Qualidade do Ensino Municipal, criado para valorizar práticas inovadoras na rede pública de ensino da capital.
Valorização dos gestores escolares
A honraria foi integrada ao calendário institucional em outubro de 2025 por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Durante a Sessão Solene, o parlamentar destacou a importância da atuação dos diretores e coordenadores na melhoria do ensino.
“Quando eu pensei em criar esse prêmio, foi pensando em se colocar luz no trabalho bonito que a educação pública de São Paulo faz. Esses gestores são decisivos em todo o processo. Eu, que fui professor por muitos anos em escolas públicas, sei: o papel deles é absolutamente fundamental.”
Histórico e homenagem
O nome da premiação presta tributo a Anísio Spínola Teixeira (1900–1971), figura central na história educacional do país. Conhecido por sua defesa da escola pública gratuita e de qualidade, o educador também foi pioneiro da educação integral no Brasil.
“O Anísio Teixeira é maravilhoso. O primeiro que pensou sobre a educação integral. Foi fundador da Universidade de Brasília. Um gênio. Infelizmente, ele foi assassinado pela ditadura, em 1971. Por isso, estamos aqui para não nos esquecermos do horror da ditadura, lembrarmos do nome dele e da importância da educação pública”, disse Eliseu.
Seleção e critérios de avaliação
Atualmente, a rede municipal compreende 1.600 unidades diretas e 600 escolas de ensino fundamental. Representando a Secretaria Municipal de Educação, o secretário adjunto Samuel Ralize pontuou a relevância da iniciativa para a troca de experiências.
“Estamos muito felizes por mais uma oportunidade para que nossos gestores contem para seus colegas quais são suas ideias, seus projetos e suas iniciativas que inovam e transformam o cotidiano escolar”.
Na fase inicial da premiação, 27 inscrições foram registradas e 25 cumpriram os requisitos para a disputa. Uma banca avaliadora composta por membros do Fórum Municipal de Educação, da SME e do Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo) examinou os trabalhos com base em quesitos como inovação, transparência, gestão democrática e impacto social.
Professora e doutora pela USP, Denise da Costa Aguiar, que atuou como vice-secretária-geral do Sinesp na comissão julgadora, comentou sobre o nível técnico apresentado.
“A comissão julgadora teve uma grande dificuldade na seleção dos premiados. O nível dos projetos foi altíssimo. Esses trabalhos retratam o chão da escola e como o papel dos gestores reverbera em uma educação de qualidade para as nossas crianças, jovens e adultos”.
Projetos vencedores
Os primeiros colocados de cada segmento foram bonificados com a Salva de Prata da Câmara Municipal.
Categoria I – Educação Infantil: 1º lugar: Cláudia Rosa de Oliveira – Projeto “Território Educativo das Travessias” 2º lugar: Clarice Maria Ferri – Projeto “Escola de Pais – Fortalecendo Vínculos” 3º lugar: Viviane Faulstich Arbex – Projeto “Celebrando as diferenças: a coordenação pedagógica na articulação de uma cultura inclusiva”
Categoria II – Ensino Fundamental I e II: 1º lugar: Keilla Barreto Girotto – Projeto “Espaço Público de Leitura Biblioteca da Zora Herzog” 2º lugar: Rodolfo Pauzer – Projeto “Da Justiça à Cidadania (Governança, Transparência e Segurança Alimentar por meio das Penas Alternativas)” 3º lugar: Bianca dos Santos Torres – Projeto “Além dos Muros: experiências de uma Gestão Amiga da Comunidade”
Categoria III – Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos: 1º lugar: Ewerton Menezes Fernandes de Souza – Projeto “Construindo uma escola sustentável: do planejamento coletivo à ação territorial” 2º lugar: Tatiana Cardoso Leal dos Santos Naves – Projeto “Novo Território, Novas Conexões: o AEE Colaborativo do CIEJA Itaquera no CEU Rei Pelé”
A cerimônia completa pode ser revista por meio dos canais oficiais do legislativo paulistano.
Fonte: CMSP










