A Prefeitura informou na noite desta quinta-feira que irá adotar uma série de medidas de contingência em relação aos serviços públicos devido à greve dos caminhoneiros.
TRANSPORTES
A SPTrans informou que a falta de combustível para o sistema municipal de transporte pode afetar novamente a circulação de cerca de 50% da frota de ônibus da cidade amanhã, sexta-feira, dia 25.
Linhas Noturnas
Operação de 50% da frota, equivalendo a:
– Linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos.
– Linhas com intervalos de 30 minutos passarão para 60 minutos.
Linhas Diurnas
Considerando o mapeamento efetuado junto às empresas operadoras, estima-se uma redução da frota na ordem de 50% em todas as regiões da cidade.
SEM RODÍZIO
Novamente o rodízio municipal de veículos estará suspenso. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.
COLETA DE LIXO
A Amlurb informa que a coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis) também estará suspensa amanhã. A Prefeitura pede que os munícipes não coloquem o lixo para fora até a retomada da operação dos caminhões.
Serviços críticos como a limpeza de pós-feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, serão executados normalmente.
ECOPONTOS
Os Ecopontos também estarão fechados. Os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros, impedindo a chegada dos caminhões aos aterros. Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros serão reduzidos.
SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informou que todas as unidades estarão funcionando normalmente e que, até o momento, não houve registro de falta de medicamento ou de outros insumos.
Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) disse que todas os veículos operacionais foram abastecidos estrategicamente entre a noite de quarta-feira (23) e a manhã de quinta-feira (24).
Além disso, foi feita uma reserva de combustível para possíveis faltas e o abastecimento de ambulâncias reservas. Sendo assim, o serviço de atendimento do Samu-SP segue normalizado.
EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação alertou que as aulas estão mantidas em toda a rede. A merenda escolar estará garantida.
A partir de segunda-feira, no entanto, pode haver impacto na entrega de produtos perecíveis.
Os demais insumos são mantidos em estoque e serão preparados normalmente. A partir de segunda também pode haver problemas na entrega do programa Leve-Leite.
Discusão sobre post