Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, no primeiro semestre de 2022, já foram registradas 3.475 ocorrências deste tipo de crime. O número representa, em média, 20 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 47,43% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram contabilizadas 2.357 ocorrências. No período de janeiro a junho foram reinstalados 231 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio.
A CET relata ter investido, só neste ano, quase R$ 9 milhões para atender as ocorrências de semáforos defeituosos devido à ação de vândalos, repondo os principais materiais furtados. O vandalismo de um controlador semafórico pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região. A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na Zona Leste.
Conforme a empresa, a cidade tem o maior parque semafórico do País, com 6.664 cruzamentos e travessias semaforizadas. No ano passado foram 283 ocorrências de furto/vandalismo em controlador, uma média de 23 por mês. Em 2022, até junho, já foram contabilizadas 213 ocorrências, uma média de 35 por mês.
Segundo a Companhia, para minimizar as ocorrências, as equipes de manutenção fazem o alteamento e reforço nas portas dos controladores de semáforos bem como a instalação de alarmes sonoros, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação elétrica e a soldagem das janelas de inspeção das colunas semafóricas.
Os danos causam prejuízos e principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. A CET relata manter conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime. Em 2021, ano todo, foram registrados 32 flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos; em 2022 até junho foram 11.
Vias na cidade recordistas de furtos e vandalismo no período de janeiro a junho 2022: avenidas Marechal Tito, Ragueb Chohfi, do Estado, São Miguel, Governador Carvalho Pinto/Calim Eid, Brigadeiro Tobias, Líder, Celso Garcia, Carlos de Campos, Doutor Assis Ribeiro, Barão de Alagoas, dos Metalúrgicos, Sapopemba, Rio Branco, Jabaquara e Itaquera, ruas da Consolação, Victório Santim e Teixeira Leite, além da Estrada do Imperador.
Discusão sobre post