O Carnaval 2026 movimenta as escolas da Zona Leste, que já vivem a reta final de preparação para o desfile no Sambódromo do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo. Com histórias, identidades e pessoas que carregam décadas de tradição, Nenê de Vila Matilde, Mocidade Unida da Mooca e Acadêmicos do Tatuapé chegam ao próximo ano com enredos fortes e narrativas que dialogam com memória, ancestralidade e questões sociais.
A Nenê de Vila Matilde, fundada em 1º de janeiro de 1949 e símbolo da força azul e branca, traz para 2026 o enredo “Encruzas – Nenê de Corpo e Alma no Coração de São Paulo”, que revisita suas raízes, a espiritualidade da comunidade e as encruzilhadas que moldaram a trajetória da escola. O trabalho do carnavalesco Danilo Dantas, da direção de Carnaval de Babalú e do intérprete Alessandro Tiganá conduz a construção de um desfile que reforça a identidade matildense. A Nenê será a quinta escola a desfilar no domingo, 15 de fevereiro de 2026, pelo Grupo de Acesso I, no Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana).
A Mocidade Unida da Mooca, fundada em 18 de março de 1987, abre os trabalhos do Grupo Especial com o enredo “Gèlèdés – Agbara Obinrin”, que enaltece a força feminina na tradição iorubá e homenageia as mulheres ancestrais que representam sabedoria, proteção e poder. Com carnavalesco Renan Ribeiro e a força dos intérpretes Ste Oliveira, Emerson Dias e Gui Cruz, a MUM promete uma apresentação marcada por estética afro, espiritualidade e movimento. A MUM será a primeira escola a desfilar na sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, pelo Grupo Especial, no Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana).
A Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã do Especial em 2025 e fundada em 26 de outubro de 1952, retorna com o enredo “Pelo Tri: Reforma Agrária — A Luta Pela Terra Que Alimenta um Povo”, que discute território, povo, justiça e soberania alimentar. Sob a criação do carnavalesco Wagner Santos e com Celsinho Mody no carro de som, a Tatuapé prepara um desfile de caráter social e poético, reafirmando seu protagonismo recente. A escola será a quarta a desfilar na sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, pelo Grupo Especial, no Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana).
